domingo, 15 de maio de 2016

Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...



Cantigas de rodacirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclórica, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda piãoEscravos de JóRosa juvenilSapo CururuO cravo e a rosaCiranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato.
Em outras palavras, Cantigas de Roda é um tipo de canção infantil popular relacionada às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação. Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas africanaeuropéia(principalmente portuguesa e espanhola) e indígena.
Na matriz cultural brasileira têm uma característica interessante, que é a autoria coletiva (ou anônima) pelo fato de serem passadas de geração à geração. Atreladas ao ato de brincar, consistem em formar um grupo com várias crianças (ou adultos), dar as mãos e cantar uma música com características próprias, com melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imáginário, e geralmente com coreografias.


Ciranda cirandinha

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, 

vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar 

O anel que tu me deste era vidro e se quebrou 

O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou

Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda 

Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora 

A ciranda tem tres filhas 

Todas tres por batizar

A mais velha delas todas 

Ciranda se vai chamar








Lembro-me que naquela época de infância, embora já estivessemos com 10, 11, 12 ou mais anos de idades, ainda brincavamos de ciranda, e outras modinhas. Por que ser criança era a fase que gostariamos que não fazíamos a menor questão que se passasse!!

Sabíamos de plena convicção, que depois que ela fosse embora, o mundo teria outra cara... as pessoas nos cobrariam mais afazeres, do que os nossos. 

Assim eu, Cristina, Juanita, Dida, Soneide e outras amigas,faziamos com o tempo parasse, por algumas horas, e congelavámos nossa infância naquele pedaço de rua. Sem nos importar com o que os outros iriam pensar!!! e pude dizer: Tive infância!VSem luxos ou aparelhos que hoje as crianças conhecem... mas com o Cosmos a nos olhar agraciado e sorridente!!!


                                     Ótima semana!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...