sábado, 23 de novembro de 2013

Augusto de Campos - Humberto de campos talentos nacionais


Augusto de Campos


A forma não importa.... importante é transmissão da mensagem.

Palavras alinhadas desfecham sempre uma após a outra, palavras embaralhadas, trazem o novo, sem igual.

Temos que procurar a continuidade da frase, e como crianças ávidos por quaisquer descobertas, nos emaranhamos paulatinamente nelas, e as colocamos em cima da idéia, e embaixo do ideal... para ler e suavizar a nota, a porta, a cota!






Ferida

                                               Augusto de Campos

fer
ida
sem
ferida
tudo
começa
de novo
a cor
cora
a flor
o ir
vai
o rir
rói
o amor
mói
o céu
cai
a dor
dói






Augusto Luís Browne de Campos

Nascido em São Paulo14 de fevereiro de 1931- é um poeta,tradutor e ensaísta brasileiro
Estreou em 1951 com o livro "Rei Menos o Reino", quando ainda era estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
É um dos criadores da Poesia Concreta, junto com seu irmão, Haroldo de Campos, e Décio Pignatari, que ao romperem com o Clube de Poesia, lançaram a revista Noigandres
Usando recursos visuais como a disposição geométrica das palavras na página, a aplicação de cores e de diferentes tipos de letras, Augusto criou Poetamenos (1953),Pop-cretos (1964), Poemóbiles (1974) e Caixa Preta (1975). Boa parte dessa produção está reunida nas coletâneas Viva Vaia (1979), Despoesia (1994) e Não (2004). 
Além de traduzir Stéphane MallarméJames JoyceEzra PoundVladimir MaiakóvskiArnaut Daniel e e. e. cummings, entre outros, publicou as antologias Re-Visão e Sousândrade(1964) e Re-Visão de Kilkerry (1971). Seus textos críticos podem ser lidos em Teoria da poesia concretaBalanço da BossaÀ margem da margem e o Anticrítico, entre outros. Sua obra dialoga com a música, tem parceria em canções gravadas por Caetano Veloso Arrigo Barnabé e gravou o CD Poesia é Risco, junto com o filho Cid Campos (1994).




REFERÊNCIAS:

1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_de_Campos

2.http://educacao.uol.com.br/biografias/haroldo-de-campos.jhtm


Haroldo de Campos

19/8/1929, São Paulo (SP)
16/8/2003, São Paulo (SP)
Da Página 3 Pedagogia & comunicação
[creditofoto]
Haroldo de Campos criou um novo conceito de poesia e de tradução no Brasil
Entre sua própria produção poética, ensaios e traduções dos mais importantes autores da literatura mundial, Haroldo de Campos publicou mais de 30 volumes. Junto com seu irmão Augusto de Campos e o amigo Décio Pignatari, idealizou o movimento da poesia concreta, criando um novo conceito de poesia e de tradução no Brasil.

Haroldo de Campos estudou no Colégio de São Bento, de 1942 a 1947. Em 1952, formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Em 1972, doutorou-se em letras pela mesma universidade.

Nesse mesmo ano, fundou o grupo "Noigrandes" de poesia concreta. A poesia concreta propôs a abolição do verso tradicional em favor de novas formas de organizar as palavras, explorando seus aspectos gráfico-visuais. Em 1956 Haroldo de Campos organizou a primeira Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Desde cedo, estabeleceu contato com intelectuais e artistas estrangeiros. 
Realizou inúmeras viagens e participou de simpósios, conferências, debates e mesas-redondas. Em 1973 tornou-se professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde lecionaria até 1989.

Em 1978 lecionou na Universidade americana de Yale, onde, em 1999, foi realizado um ciclo de conferências em comemoração aos seus 70 anos.

Como tradutor, crítico e ensaísta, Haroldo de Campos deixou uma obra vasta e reconhecida. Em 1992 recebeu o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano e em 1999 ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia, com o livro "Crisantempo". Entre seus livros mais importantes estão "Servidão de Passagem", "Galáxias", "Xadrez de Estrelas", no campo da poesia, e "Ideograma", "Morfologia de Macunaíma", "A arte no Horizonte do Provável" e "Revisão de Sousândrade", entre livros de ensaio e crítica literária.

Em 1990 Haroldo de Campos obteve o título de professor emérito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre outras honrarias que recebeu estão o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Montreal, no Canadá, e o prêmio Octavio Paz, no México. Faleceu de falência múltipla dos órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...